Você está visualizando atualmente Dicas de gestão financeira para restaurantes

Dicas de gestão financeira para restaurantes

Por vivermos em um cenário de crise é muito importante uma gestão financeira adequada das empresas. alias, mesmo sem o cenário atual sempre foi e sempre vai ser importante gerir bem o sistema financeiro de uma empresa.

E no setor de alimentação não é diferente, a boa gestão financeira pode ser fundamental para a sobrevivência do seu restaurante no mercado.

Confira as nossas dicas de hoje para melhorar a gestão do seu restaurante.

 

Faça um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que deve ser usada para acompanhar e administrar todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai do seu restaurante. O fluxo de caixa deve ser feito por um determino período de tempo, por exemplo, diário, semanal ou mensal.

E para que seja feito da melhor maneira é muito importante registrar tudo que é feito, não importando o valor, na hora de organizar você pode separar por “origem da entrada’’ ‘’origem da saída’’ e etc, tudo isso para evitar que as despesas se acumulem e para definir também os valores diferentes dentro da mesma categoria.

 

Reduzindo custos

Dentro da gestão financeira reduzir os custos é muito importante, pois além de evitar desperdícios você consegue maximizar os seus lucros, mas claro, como falamos de um restaurante você tem que tomar muito cuidado. Afinal, reduzir despesas e diminuir a qualidade do serviço que você oferece não é a melhor saída.

O ideal é ficar de olho naqueles gastos que parecem inofensivos mas fazem uma diferença e tanto no final do mês, como água, luz e gás.

Além disso, que tal procurar novas tecnologias para otimizar custos? Um exemplo disso são os diversos softwares disponíveis no mercado para te ajudar a gerenciar melhor todas as partes do seu restaurante, eles podem te trazer uma economia e tanto.

Também faça uma listinha de todos os gastos, e veja nela qual deles está sendo desnecessário e pode ser cortado sem atingir a qualidade do estabelecimento.

 

Controle o seu estoque

E quando falamos em gestão financeira não devemos nos referir somente a movimentação de dinheiro. Você pode otimizar seus custos fazendo também uma boa gestão de estoque.

Como estamos falando de um restaurante é preciso lembrar que todos os produtos possuem um prazo de validade que precisa ser seguidor com muito rigor. por isso organize os seus produtos de forma que eles vão sendo usados conforme o prazo de validade, assim não tem o risco da validade expirar, e com isso você está economizando recursos no seu estabelecimento, e ajudando o seu lucro final na hora de fechar as contas.

 

Procure boas oportunidades de crédito

Está afim de melhorar a qualidade e variedade do seu cardápio? Ou surgiu uma dívida no restaurante que não estava nos seus planos? Quer expandir o seu negócio? Todas essas situações podem ser ótimas oportunidades de procurar por uma linha de crédito. Para assim, melhorar a parte financeira do restaurante.

Mas claro que para isso é preciso ter um objetivo muito claro. Não é uma boa pedir crédito sem saber direito em como investir aquele dinheiro. Além disso é muito importante se planejar em como vai pagar aquele valor! Se for algo bem pensando você e a gestão financeira do seu restaurante só tem a ganhar! Do contrário, se o planejamento for mal feito você pode perder.

Quais das nossas dicas de hoje você já aplica em seu restaurante? E qual você pretende aplicar a partir de agora? Conte pra gente nos comentários!

E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nossa página e confira muito mais.

 

Deixe um comentário