Você está visualizando atualmente A importância da Guia TISS para os softwares de gestão

A importância da Guia TISS para os softwares de gestão

Quadro da saúde no Brasil: uma análise

A Saúde Suplementar no Brasil é composta por diversas instituições. No setor privado da área, destacam-se os hospitais, seguros, planos de saúde e laboratórios. Assim, muitos aspectos dessas empresas são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Em 2007, a ANS criou e publicou o Padrão Obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar, o TISS. Assim, essa ferramenta opera como diretriz de interoperabilidade de sistemas de informação. A criação do TISS tem como objetivo a padronização das ações afirmativas. Dessa forma, serve para subsidiar as ações da ANS de avaliação e acompanhar as operadoras – econômica, financeira e assistencialmente – e também compor o registro eletrônico de saúde.

A importância da Guia TISS

Se você possui algum tipo de empresa de Saúde Suplementar sabe que o meio padronizado para troca de informações é somente o eletrônico. Portanto, isso significa que todas as informações devem obrigatoriamente ser registradas e enviadas eletronicamente. Essas informações são: dados dos beneficiários, desempenho financeiro e quaisquer outros pontos relevantes. Daí a importância da guia TISS no software de gestão da sua empresa. Além do motivo óbvio da obrigatoriedade a se adequar às regras, possuir a guia TISS no software utilizado na sua empresa proporciona maior agilidade nas tarefas operacionais realizadas diariamente.

Guia TISS e softwares de gestão

Ao implementar um software de gestão na sua empresa do ramo de Saúde Suplementar você deve ficar atento à padronização da guia TISS. Sendo assim, é preciso considerar que o prazo de adequação já passou e existem sérias consequências caso a vigilância perceba que seu estabelecimento não se encaixa nos padrões. Logo, a facilidade proporcionada pelo software com a guia TISS permite uma agilidade dos processos internos que devem ser adequados às regras impostas pela ANS. Nesse sentido, são diversas guias, arquivos e procedimentos altamente específicos que já possuem seus modelos prontos. Assim, só é preciso que os dados sejam inseridos de acordo para ter o documento final dentro do padrão estabelecido.

O objetivo do software é reduzir ao mínimo a burocracia diária na área da saúde. Esse processo envolve o registro e intercâmbio tanto de operações quanto de dados financeiros e administrativos, facilitando o trabalho das empresas e profissionais da área da saúde e saúde suplementar. Portanto, trabalhar com a guia TISS no software da sua empresa é garantia de melhora na qualidade do atendimento. Assim, permite maior agilidade no processamento de dados dos clientes.

O software ainda leva à racionalização dos custos gerais. O tempo gasto com tarefas operacionais pode ser convertido em ações estratégicas. Por sua vez, essas atividades movimentam a empresa e o atendimento. E além de tudo, é capaz de otimizar recursos e levar sua empresa para o caminho da eficiência.

Deixe um comentário