Comanda eletrônica
Ainda é muito comum vermos em restaurantes o uso da comanda individual de papel para organizar o sistema de pedidos. Apesar de ser um sistema bastante popular em negócios pequenos, não é muito recomendado para médios e grandes restaurantes. Apostar a organização e eficiência dos pedidos nesse sistema é bastante arriscado.
Seguindo a tendência mundial de incorporar o uso da tecnologia em afazeres do dia a dia, grandes estabelecimentos já estão se adaptando à comanda eletrônica. O mesmo processo de passar o pedido para cozinha e depois fechar a conta é realizado de uma maneira mais eficaz. Além disso, o percentual de erros é muito menor.
Atendimento individual
A comanda eletrônica permite facilidades aos atendentes e clientes. Assim, em uma mesa com um grupo grande, onde cada um deseja pagar separado, essa conta não precisa ser motivo de confusão. Não são incomuns os casos de clientes insatisfeitos nesse tipo de situação.
O mal-estar de não conseguir dividir uma conta por consumo individual pode prejudicar bastante as vendas do seu restaurante. Logo, para evitar situações desagradáveis como essa, o sistema de comanda eletrônica é altamente recomendado. Dessa forma, cada cliente pode pagar o que consumiu com facilidade. E ainda: tudo controlado pelo atendente. Ou seja, sem margem para erros ou falta de pagamento.
Para o cliente, além de conseguir pagar somente o que foi consumido, também recebe o seu comprovante pessoal de pagamento. Dessa maneira, a comanda eletrônica facilita o fechamento da conta. Além disso, evita eventuais erros de calculo que possam surgir na hora do pagamento.
Maior controle
É muito comum em estabelecimentos como bares e baladas o uso da comanda individual. Essa utilização é tão popular por um simples motivo: permite o maior controle do cliente. Ao chegar ao estabelecimento, o consumidor realiza um cadastro e a partir do mesmo, é possível saber o horário de permanência e o que foi consumido durante esse tempo.
Para o atendente, a comanda individual por consumidor diminui drasticamente a margem de erros tanto nos pedidos quanto na hora de fechar a conta. Isso porque, o pedido não é feito em grupo. E na hora do fechamento da conta, tudo o que foi consumido terá que constar na comanda individual de cada um.
Agilidade
Uma das maiores vantagens de adotar o sistema de comanda eletrônica individual é a agilidade. Os processos dentro do restaurante ficarão muito mais rápidos devido à facilidade proporcionada pelo celular. A substituição de um bloco de papel por um celular na mão do garçom traz inúmeras possibilidades em melhorar o serviço, literalmente, na palma da mão.
Em uma situação bastante comum onde o cliente gostaria de trocar algum ingrediente do prato, por exemplo. Com o uso da comanda eletrônica, o garçom responsável por anotar o pedido pode fazer as alterações de acordo com o gosto do cliente. Assim, o pedido pode ser alterado e simultaneamente enviado para a cozinha.
Elevar a qualidade do atendimento
Outro ponto bastante positivo do uso do celular como fonte de pedidos é a frequência no salão. Sem ter que se ausentar do salão para entregar os pedidos à cozinha, os garçons passam mais tempo atendendo aos clientes. Portanto, ao prestar mais atenção aos consumidores, é possível evitar alguns problemas bem comuns como, a insatisfação diante o tempo de espera pelo atendimento.
Diante da maior circulação pelo salão pelos atendentes, é minimizada a perda de oportunidade de vendas. O que garante a satisfação do cliente, por conta de um atendimento rápido e satisfatório.
Ambiente limpo
A implementação do sistema de comanda eletrônica no seu restaurante não traz modificações físicas na estrutura do local. Todos os celulares utilizados pelos atendentes estão conectados aos computadores da cozinha e do caixa por uma rede wi-fi. Ou seja, a comunicação entre as partes é feita pela internet sem fio do seu estabelecimento.