Você está visualizando atualmente

Qual a diferença entre TEF e POS?

Se você trabalha com transações eletrônicas, é muito importante saber quais as diferenças entre TEF e POS. Esses dois sistemas são itens indispensáveis para negócios de qualquer segmento e porte.

Isso porque, é por meio deles que é possível realizar o processamento de pagamentos. Contudo, cada um deles possui características específicas, e são indicados para casos específicos.

Muitos empreendedores têm dúvidas de qual dessas tecnologias é mais indicado. Por isso, nós separamos informações sobre ambas as soluções para te ajudar a escolher a melhor opção.

Principais diferenças entre TEF e POS

Se você aceita cartões de crédito e débito no seu estabelecimento, é indispensável saber como funcionam o TEF e POS. Confira abaixo as principais diferenças entre os dois sistemas.

  1. POS

É a sigla para Point of Sale, ou ponto de venda em português. Ele consiste na maquinha de cartões que é tão popular entre os estabelecimentos comerciais. Ele pode ser adquirido por redes específicas, ou, em agências bancárias.

Cada rede possui suas taxas específicas, além disso, agora também existe a possiblidade do empreendedor comprar o aparelho e não pagar mensalidades. Entre as principais diferenças estão:

  • Mais mobilidade;
  • Tem valores mais acessíveis;
  • É difícil integrá-lo a outros sistemas;
  • Não contem dados de tributação;
  • É necessário digitar os valores manualmente;
  • Normalmente cada maquinha cobre bandeiras específicas.

Um dos grandes problemas do POS é que ele não se adequá a uma série de legislações. Além disso, é mais difícil fazer o controle de vendas, por conta disso esse é um sistema que tem caído em desuso.

  1. TEF

É a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. Nesse caso, a transação é feita por meio de um pinpad (aparelho parecido com a tradicional máquina de cartão) e um sistema no caixa. Entre as principais diferenças estão.

  • Possibilidade de emissão de comprovante fiscal;
  • Tem uma grande variedade de bandeiras;
  • Exige um investimento maior;
  • Pode ser integrado a outros sistemas de automação;
  • O valor da compra vai automaticamente para o pinpad, evitando erros manuais;
  • É uma solução obrigatória em vários estados;
  • Dá mais segurança pois os dados são todos criptografados;

O TEF é um sistema que tem sido cada vez mais usado por empresários. Isso porque, ele não só dá mais segurança para o negócio, como, também oferece uma série de vantagens.

Qual é o melhor sistema para você implantar em seu negócio?

Agora que você já sabe a diferença entre TEF e POS, provavelmente você está em dúvida de qual a melhor solução para o seu empreendimento. É preciso ter em mente que ambas são válidas dentro do território nacional.

Contudo, levando em conta as vantagens e custo-benefício, a melhor opção é o TEF. Apesar dele exigir um investimento maior por parte do empreendedor, ele oferece vários benefícios.

Além de ter uma cobertura mais abrangente de bandeiras, esse tipo de sistema possibilita um controle maior das vendas. Dessa maneira, fica mais fácil controlar as entradas e saídas, e, assim, evitar possíveis fraudes e erros.

Além disso, também é preciso levar em conta uma grande diferença entre TEF e POS. Apenas a primeira alternativa fornece dados sobre os impostos das mercadorias, bem como permite a inserção de CPF ou CNPJ.

Na maioria dos Estados, os estabelecimentos comerciais são obrigados a fornecer comprovantes fiscais com essas informações. E é apenas esse tipo de solução que fará a impressão automática da nota com esses dados.

Por conta disso, se você em busca de praticidade e agilidade, vale à pena investir um pouco mais em um sistema TEF. Você verá como essa solução irá otimizar a sua empresa.

Por que a automação é essencial para a sua empresa?

A automação de processos é indispensável em qualquer empresa que deseja se manter competitiva perante os concorrentes. É por meio de soluções tecnológicas que você conseguirá melhorar o atendimento e otimizar o seu negócio.

Por conta disso, é muito importante que você saiba a diferença de TEF e POS, e implante o sistema mais adequado para o seu empreendimento. Lembre-se, para fazer sucesso no mercado você precisa se adaptar as tendências dele.

Curtiu o artigo acima? Quer saber mais informações de como automatizar o seu negócio? Então aproveite para conferir o artigo “Qual a importância do código de barras para o controle do estoque”.

Fontes:

https://ntk.com.br/diferenca-entre-pos-x-tef/

http://conferecartoes.com.br/blog/pos-x-tef-diferencas/

Deixe um comentário