Um menu bonito e bem estruturado pode fazer toda a diferença para o seu consumidor. Isso porque, ele terá um atendimento mais eficaz e rápido, sem contar na possibilidade de conhecer melhor as refeições oferecidas.
E ele não pode ser apenas disponibilizado no estabelecimento. Hoje, com a Era Digital, a grande maioria dos consumidores utiliza a internet para consultar informações sobre produtos, antes de ir até o local.
Por conta disso, a elaboração de um cardápio faz toda a diferença. Tanto, que existe uma série de pesquisas que mostram quais elementos chamam a atenção, e como os dados devem estar dispostos para prender mais a atenção do cliente.
Qual a ciência por trás da elaboração de um cardápio de restaurante?
Da posição das informações até o estilo de fotos. Todos os detalhes fazem a diferença na hora de elaborar um menu. Confira como criar um design único e arrebatador.
- Tamanho
Lembre-se que o seu cliente precisa saber todas as informações sobre as opções oferecidas pelo seu estabelecimento. Mas isso não quer dizer que o seu cardápio precisa ser uma bíblia.
Na verdade, especialistas apontam que o ideal é que ele tenha um formato tabloide. Além disso, cada de muitas páginas, você deve informar, mas de forma direta.
- Descrição
Segundo um estudo da Cornell University, que itens com descrições vendem 27% mais do que os sem. Além disso, eles são a melhor forma de auxiliar clientes com restrições alimentares, ou que desejam retiram algum ingrediente.
- Cores
O seu menu faz parte da identidade visual da marca. Logo, o ideal é usar uma palheta de cores que siga a mesma linha da logo, e demais elementos visuais da sua empresa.
- Preços
Os preços devem estar bem claros no seu cardápio. Caso valores sejam cobrados a parte, você também deve destacar essa informação de forma clara no objeto.
Tenha sempre em mente que o menu faz toda a diferença no atendimento. Se ele é claro, o garçom poderá retirar os pedidos de forma rápida, otimizando todo o processo, por conta disso vale à pena investir um design clean e informativo.
Cuidados na hora de montar o seu menu
Quando você for elaborar a sua lista de opções, é muito importante tomar alguns cuidados básicos. Eles irão garantir não só a eficácia do material, como, também, a sua durabilidade.
- Utilize descrições, elas irão auxiliar os clientes que tem restrições alimentares;
- Capriche nas fotos, lembre-se que nós começamos a “comer” pelos olhos;
- Escolha uma fonte simples e evite as que possuem muitas curvas;
- Use cores que combinem com a palheta da marca;
- Se possível, confeccione o menu em um material mais resistente, de preferencia resistente à água e outras substâncias;
- Nunca deixe informações camufladas, como, por exemplo, a cobrança de taxa de serviço. O seu cliente precisa saber de tudo logo de cara;
- As informações mais relevantes devem ficar no canto superior esquerdo. Esse é o primeiro ponto focal que nossos olhos enxergam.
Essas são alguns dos cuidados que você precisa tomar na hora de confeccionar o seu cardápio. Lembre-se, ele é um grande aliado do seu negócio, por isso, vale à pena investir um pouco mais.
Utilize a tecnologia a seu favor
Você já ouviu falar de menu digital? Essa é uma tendência que tem se popularizado cada vez mais. Esse tipo de material é utilizado em sites, redes sociais, e aplicativos de delivery.
Basicamente ele é mais uma comodidade para o cliente. Isso porque, ele poderá verificar as opções oferecidas pelo seu estabelecimento, antes mesmo de sair de casa. Ou seja, ele é mais um aliado do atendimento otimizado.
Um cardápio bem elaborado é a chave para você fomentar a vendas de seus produtos. Por conta disso, não deixe de planejar com cuidado esse material, e investir um pouco mais em uma opção digital.
Gostou dessas informações? Quer mais dicas de como alavancar seu negócio? Então não deixe de conferir o artigo “Como um sistema de gestão pode ajudar meu restaurante em 2018”.
Fontes
https://blog.goomer.com.br/8-dicas-de-como-fazer-um-cardapio/